HIFU utiliza ultrassom para criar calor em um nível profundo na pele. Este calor danifica as células da pele alvo, fazendo com que o corpo tente repará-las. Para fazer isso, o corpo produz colágeno para auxiliar no crescimento celular. O colágeno é uma substância na pele que lhe dá estrutura e elasticidade. De acordo com a American Board of Cosmetic Surgery, tratamentos não cirúrgicos de ultrassom, como o HIFU, podem:
- Tonificar a pele do pescoço
- Reduzir a aparência de papadas
- Levantar pálpebras ou sobrancelhas caídas
- Suavizar rugas no rosto
- Suavizar e tonificar a pele do peito
Muitos relatórios afirmam que os faciais HIFU funcionam. Uma revisão de 2018 examinou 231 estudos sobre o uso da tecnologia de ultrassom. Após analisar os estudos que envolviam ultrassom para tratamento de tonificação da pele, tonificação corporal e redução da celulite, concluíram que a técnica é segura e eficaz.
O American Board of Cosmetic Surgery afirma que a tonificação da pele com ultrassom geralmente produz resultados positivos em 2 a 3 meses e que bons cuidados com a pele podem ajudar a manter esses resultados por até 1 ano.
Um estudo sobre a eficácia de faciais HIFU nas pessoas na Coreia descobriu que o procedimento funcionou melhor para melhorar a aparência de rugas ao redor das mandíbulas, bochechas e boca. Foram comparadas fotografias padronizadas dos participantes antes do tratamento com aquelas de 3 e 6 meses após o tratamento.
Outro estudo avaliou a eficácia de um facial HIFU após 7 dias, 4 semanas e 12 semanas. Após 12 semanas, a elasticidade da pele dos participantes havia melhorado significativamente em todas as áreas tratadas.
Outros ainda estudaram a experiência de 73 mulheres e dois homens que passaram por faciais HIFU. Médicos avaliando os resultados relataram uma melhoria de 80% na pele facial e do pescoço, enquanto a taxa de satisfação entre os participantes foi de 78%.
Texto retirado de:
MediLexicon International. (n.d.). Hifu facial: What is it, how it works, effects, cost, and more. Medical News Today. https://www.medicalnewstoday.com/articles/hifu-facial#summary